A população mundial cresce

População mundial
População mundial

Recente trabalho da ONU – Organização das Nações Unidas – divulgado hoje afirma que a população mundial pode chegar a 7 bilhões de pessoas agora no fim deste mes de outubro, dia 31.

Os fatores que estão determinando o crescimento populacional vertiginoso são os altos índices de natalidade em países da África e China e a maior longevidade da população no velho continente. A previsão da organização é que até 2050 a população chegue a 9.4 bilhões de pessoas.

Nascimentos

A Zambia na África é um dos países que mais contribui com o índice de natalidade. Enquanto a fertilidade no resto do mundo decresceu lá, ela triplicou nos últimos 10 anos. As mulheres lá dão em média a luz a 6 crianças atualmente.

Esta taxa média de nacimentos por lá fará com que a população atual de 13 milhões de pessoas chegue  a 40 milhões de pessoas em 2050, podendo alcançar 100 milhões até o fim do século. Um problema e tanto para o governo daquele país resolver.

Velho continente, velha população

Movimento inverso ocorre no velho continente. Lá a taxa de nascimento reduz a cada ano. No geral, em 1950 a expectativa de vida era de 48 anos, hoje é de 68 anos.

O país cuja população mais se envelheceu é a Grã Bretanha. De 1985 a 2010 o número de pessoas acima de 85 anos de vida duplicou.

ONU

A Organização sugere, como solução deste problema mundia a realização de planejamento e treinamento das pessoas para aprenderem a conviver com um mundo mais populoso que em consequencia trará mais poluição ambiental bem como a necessidade de alimentos, energia e principalmente água potável.

O Brasil que ainda possui intocável grande extensão territorial pode se dar ao luxo de iniciar este planejamento e assim usar seus recursos naturais de maneira racional, protegendo-os por meio do seu uso sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s