Nova metodologia no calculo do PIB

Moedas
Nova metodologia para o cálculo do PIB

Boas notícias relacionadas e ao mesmo tempo preocupadas com o futuro da humanidade estão chegando. Depois da divulgação do novo ranqueamento no IDH dos países, resultado da aplicação do IDH-AD, um índice que considera as diferenças e desigualdades agora é a vez do PIB ser ajustado. A idéia de calcular um PIB qualificado vem da China que esta aplicando a metodologia por lá. A mudança procura estabelecer um PIB qualificado, isto é, turbinar o indicador com variáveis que medem o impacto sobre o meio ambiente e pessoas, não apenas medidor da atividade econômica. Em síntese, além de medir o fluxo de renda gerado pela atividade econômica mede também a qualidade delas.

O PIB é um indicador agregado que mede em termos nometários o fluxo de renda gerada na economia em uma área delimitada (região, localidade, município, estado ou nação). Sendo assim, é um indicador adequado para a definição de diretrizes e políticas públicas de todos os gêneros, pois consegue refletir as particulariades regionais. O novo indíce proposto deve agregar parâmetros indicadores da qualidade de modo que a comparação da economia dos países não pareça distorcida da realidade. As variáveis de qualidade econômica, qualidade social, qualidade de vida e qualidade dos serviços a serem incluídas no cálculo do PIB devem funcionar como um contra-peso à sua medida apenas de fluxo monetário, atuando inversamente à unidade monetária do fluxo de renda.

Países com alto índice de industrialização são poluidores do meio ambiente, degradadores dos recursos naturais. Atividades agropecuárias expansívas, por exemplo, podem afetar a oferta de água potável disponível. Enfim, alguns recursos naturais como água doce e potável podem faltar no futuro em razão das suas atividades econômicas degradadoras. O novo indicador deve trazer ao debate o conceito de crescimento e desenvolvimento e deve remover o entendimento de que crescimento leva naturalmente ao desenvolvimento.

Anúncios

Um comentário sobre “Nova metodologia no calculo do PIB

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s