Losango social

A piramide, uma figura usada para facilitar a compreensão da maneira que a riqueza brasileira está distribuída pode ser substituída pelo losango. Uma forte e constante redistribuição de renda iniciada em 1998 no Brasil está alterando a figura geométrica e logo a expressão “losango social” passará ser usada no lugar de “pirâmide social”.

Quando hierarquizada por critérios econômicos de renda, a socidade brasileira encontra-se oficialmente estratificada nas classes A, B, C1, C2, D e E. A classe A, reconhecida como alta classe média é formada por profissionais liberais. A classe B ou classe média é composta por membros de setores administrativos e profissionais liberais com renda logo abaixo  dos profissionais liberais da classe média alta. A classe C é subextratificada em classe C1, uma classe média baixa formada por trabalhadores comuns, e a classe C2 formada por trabalhadores especializados. A classe D é formada por trabalhadores pouco especializados e a classe E, formada pelos que não podem ser incluídos em um dos extratos anteriores.

English: Map of Brazilian states by poverty in...
Mapa dos estados brasileiros por incidência da pobreza – Dados de 2010. (Photo credit: Wikipedia)

O forte programa para remover brasileiros da pobreza extrema, classe E que inclui dependentes do governo e de seus programas sociais implementados principalmente nos últimos 10 anos fez surgir uma nova classe C, D e E resultado da mobilidade social ocorrida no período período. Levando em consideração tão somente os domicílios em situação de pobreza extrema e os pobres é possível notar que houve certa mobilidade entre as classes C, D e E, principalmente. Os dados do IBGE afirmam que o número de domicílios classificados como em situação de extrema pobreza era de 5,25 milhões em 2001, mas em 2009 totalizavam 3,30 milhões. Os domicílios pobres que em 2001 eram 12,9 milhões em 2009 foram contados 9,30 milhões.

Situação dos domicílios brasileiros
Situação dos domicílios brasileiros

Os indicadores da publicação SIS-2010, Síntese de indicadores sociais analisam as condições de vida da população brasileira. Seu objetivo é permitir que se tenha um conhecimento mais amplo da
realidade social brasileira. A redução do número de domicílios em estado extremo de pobreza e pobres indica que a base da pirâmide afunilou no período.

O deslocamento vertical e acendente de grupos ou indivíduos em uma piramide de estratificação social com base em apenas critérios de renda ou salários é insuficiente para afirmar qualquer situação de mobilidade social. No entanto, dentro de seus objetivos, os programas sociais tem removido grande parte da população que se encontrava em estado de pobreza ou pobreza extrema. Tanto que a base da piramide tem hoje, menos de 1% dos domicílios em estado extremo de pobreza, tendo seus indivíduos deslocado para as classes imediatamente superior.

Este movimento, se persistente tem a característica de alterar os estratos sociais quanto ao número de indivíduos em cada uma delas, tornando a base cada vez mais afunilada. A piramide social pode ser substituída por um losango social.

Anúncios

Um comentário sobre “Losango social

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s