IPO e Facebook. Milhões em dinheiro e em usuários.

Sem dúvidas, a estréia do Facebook na bolsa de valores causa estrondo nas principais financeiras do mundo. A expectativa da IPO (em Portugues Oferta Pública de Ações) é arrecadar cerca de US$ 5 bilhões com a oferta.

Em 2004, quando o Facebook foi criado pelo Mark Zuckerberg na Universidade de Havard, o intuito era apenas acadêmico, disponibilizado apenas para os alunos e teve a contribuição do co-fundador Eduardo Saverin que ajudou a criar a rede social e custeou serviços com aluguel dos primeiros servidores.

IPO e Facebook
IPO e Facebook

Hoje, o facebook conta com cerca de 800 milhões de usuários, 37 milhões no Brasil, o que contabiliza 4,62% deles. O pensamento gerado diante desses números é: quanto vale um usuário? Infelizmente não se tem como mensurar ainda quanto vale um “curtir” já que não se sabe o nível de sinceridade dele. Conforme o site terra.com.br publicou, segundo o presidente executivo do made.com (um dos fundadores do site lastminute.com), Brent Hoberman, há estudos que mostram que um adolescente americano estaria disposto a entregar toda a informação de sua vida por apenas US$ 5. Não existem, no entanto, estudos que mostrem quanto vale um usuário do Facebook, segundo explica Jim Brigden, presidente da consultora em internet I Spy. “Os preços dos anúncios são fáceis de estimar, pois se sabe quantas pessoas viram ou quantos compraram um produto. Mas o valor de um usuário é muito mais subjetivo e variável, o que faz seu valor difícil de estimar”, diz.

A previsão é que se atinja a fatia de um milhão de usuários em agosto desse ano. Os investimentos irão variar desde a melhoria dos jogos disponibilizados pela parceria Zynga (como o Farmville e Cityville) quanto aos serviços de notícias e bate-papos por aplicativos móveis, utilizando de ações de marketing e melhoramento dos produtos para que o Facebook seja mais acessível.

No documento enviado a IPO, o Brasil é citado como país que irá contribuir na estratégia do Facebook para vencer, pois a intenção é expandir a comunidade de usuários no mundo. Hoje, o país é o 4º no hanking de usuários da rede social do mundo, perdendo apenas para os EUA, Índia e Indonésia, diz o Socialbakers.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s