Organizações de alto desempenho

O principal anseio com o qual as organizações hoje, sem dúvidas, convivem é com a incerteza quanto ao seu futuro. Em um ambiente globalizado e de constantes mudanças elas lutam tambem pela sobrevivência. Assim, em um mundo repleto de variáveis econômicas e sociais, as diferentes formas de agir dos gestores de cada organização acaba por determinar para cada uma, um futuro diferente.

As decisões comumente tomadas em torno da realização de planos estratégico, táticos e operacionais por meio dos seus planos, programas e projetos podem colocar a organização na direção dos seus objetivos e, juntamente com isso, o retorno do investimento almejado pelos seus proprietários. Além de ser momento de reflexão, o processo de planejamento propicia oportunidade para que funcionários e colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes compartilhem seus anseios e desejos. Trata-se de passo importante em direção do mais alto desempenho que num ambiente globalizado torna-se ainda mais imperativo atingir os objetivos delineados além de satisfazer a exigente clientela por produtos e serviços de qualidade.

Desempenho Organizacional e Clima Organizacional
Desempenho Organizacional e Clima Organizacional

Um dos fatores que determina o desempenho de uma organização repousa na sua capacidade de manter uma cultura de produção, do gerenciamento e da publicação ou distribuição interna e externa de informação estruturada. Em razão da quantidade de informações disponíveis e sendo geradas diariamente este comportamento estratégico leva ao amplo domínio de ferramentas que se apoiam em recursos da tecnologia da informação. Elas fazem o trabalho indispensável e entregam informação adquadamente estrutura com a possibilidade e recursos adicionais de distribuição para o público interno e externo da organização. Em complemento, é estratégico preocupar-se também, em definir, adotar e manter certa estrutura para suas informações capaz de manter abertas à outras organizações a possibilidades de, quando necessário ou na frequência desejada compartilhar dados e informações.

A troca de informações aqui aludida não é aquela que ocorre nas atividades que enviam e recebem correspondência eletrônica ou geradas pelo uso de recursos de comunicação instantâneas dentre outras, desenvolvidas para uso pessoal. Ferramentas dessa natureza, além de não estruturar as informações que são geradas diariamente na organização, contribuem, na realidade para torná-las desestruturadas, tornando-as difíceis de serem administradas pela organização. Além de não agregar valor aos produtos e serviços da organização agregam, na verdade, custos operacionais para os elos da sua cadeia de valor. Se estas ferramentas forem selecionadas com foco em aspectos dos requisitos dos objetivos organizacionais, aplicá-las em seu modelo de gestão, especialmente, na gestão do conhecimento organizacional eleva o nivel do seu desempenho.

Interessante retornar à questão do desempenho organizacional. Medi-lo requer método reconhecido e comprovado, porém, certos fatores são próprios de cada organização. No entanto, trata-se de fatores que geram as diferenças entre as organizações no ambiente globalizado de constantes mudanças, tanto na busca da melhoria de seus produtos e serviços quanto na sua luta pela sobrevivência. Independentemente da indústria ou mercado alguns aspectos elevam a organização para níveis de desempenho superior.

A adoção de modelo de gestão do conhecimento é reconhecidamente um dos mais importantes fatores em um modelo de gestão organizacional. Quando concebido para contribuir com os processos de negócios pode-se-lhe deputar grande fatia de responsabilidade pelo alcance de um alto nível de desempenho organizacional.

A prática da geração de informação estruturada atua no campo da comunicação, não comunicação social pois esta é suportada por aquela, mas naquela que eleva o nível de troca de informação gerada pelos processos ao acompanhar o modus operandi da organização e sua cultura organizacional. A prática em distribuir naturalmente e claramente as informações da organização cria um clima de confiança, captado por análises de clima organizacional. Dele o antídodo da desaceleração ou redução do nível de qualidade dos produtos e serviços pela falta de conhecimento de certos aspectos operacionais.

Também, importante e impactante fator no desempenho de uma organização é a sua estrutura organizacional. As organizações nascem num berço claramente funcional, departamental. Nesta estrutura organizacional, a sua gestão constitui-se de ilhas com sistema de comunicação entre elas insuficiente e sofrível. Nela, o gestor é mero administrador de atividades que seus colaboradores realizam. O gestor e seus colaboradores em uma ilha de funcões departamentais não tem conhece o objetivo do seu trabalho.

Pessoas são ficam motivadas quando entende a razão do produto ou serviço que gera. Porém, os gestores agem temerosos na adoção de uma estrutura organizacional que propicie uma gestão por processos, aquela em que as atividades são realizados com foco nos clientes da organização. Como transição, pode-se adotar, temporariamente, estrutura mista, mas que de certa maneira, vislumbre a gestão por processos dentro da organização.

Por fim, pessoas, recursos materiais, recursos financeiros e recursos tecnológicos. A gestão destes fatores encontram-se em bom nivel, entretanto, há resistência na gestão de recursos de tecnologia da informação.

Pelas necessidades decorrentes da implementação da gestão do conhecimento e de processos o fator TI tornou-se imperativo nas organizações. No entanto, gestores ainda pecam na definição desses recursos quanto os requisitos a serem considerados numa aquisição.

O momento é de aplicar as ferramentas de gestão sem temor.

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