O poder da indicação em um processo de seleção

Não é raro alguém ter convivido, beneficiando-se ou sendo prejudicado e preterido por outrem nos processos de seleção de candidatos às vagas nas empresas. Hoje, elas adotam uma diversidade de ferramentas para selecionar, do seu modo, o melhor candidato para suas fileiras segundo as suas convicções.

Quem imagina que o QI (quem indica) deixou de ser usado como ferramenta de seleção está redondamente enganado. Muito pelo contrário ele foi aperfeiçoado. Além do tradicional QI, indicação de amigos, conhecidos, parentes e de uma infinidade de relação ainda largamente usado, hoje encontra-se formas de indicação até nas redes sociais. Citemos como por exemplo o LinkedIN, uma página das redes sociais onde se pode indicar e ser indicado para um posto em uma empresa.

LinkedinAnswers

Mesmo as demais redes sociais são usadas hoje como elemento de composição de currículum. Dela, os departamento responsáveis pela seleção de candidatos para as fileiras das empresas conseguem extrair informações impossíveis de serem conseguidas num teste de avaliação ou numa entrevista pessoal com o candidato. Das redes sociais, especificamente aquele segmento dela que foca no curriculum profissional do candidato às relacionadas com viagens, esporte, namoro e amizade, todas tem certa capacidade de fornecer informações úteis aos responsáveis pela seleção de pessoal. Às empresas resta determinar o peso que estas informações devem possuir na decisão final de contratação. Assim como na indicação tradicional, as diversas indicações das redes sociais podem ser determinantes na escolha de profissional mas jamais ser usada em situações em que um concorrente candidato que seja melhor preparado técnica e culturalmente seja preterido por outro.

Alguns candidatos não são sequer ouvidos em entrevista pessoal num processo de seleção, preteridos que são por um indicado.

Este não é um texto que quer colocar em dúvidas o uso da indicação como componente a ser incluído num processo de avaliação para contratação nas empresas. Uma definição das informações a serem usadas e qual seu peso nos diversos cargos a serem preenchidos.

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