Mocinhas do baile pré eleitoral

Acontece no interior e também nas cidades; nas zonas rurais mas muito mais nas urbanas. As mocinhas do baile são seguidas atentamente pelos seus pretendentes e elas, refestelam-se sagazmente. Atrevidamente. Acontece na política, sendo mais facilmente observado em períodos pré-eleições, fatos semelhante: partidos comportam-se como “mocinhas dos bailes” da política.

Eles estão se comportando como as legítimas mocinhas dos bailes pré-eleições para prefeitos em 2012 e presidencial, em 2014.

Certamente o leitor já tenha identificado muitas mocinhas em sua região; muitas mocinhas da cidade, talvez muitas da roça. Com certeza deve ter identificado que, em política, pode-se facilmente identificar, atualmente, duas mocinhas do baile pré-eleições em atividade. Elas fazem de tudo, se esforçam muito para serem flertadas pelos partidos mais dispostos a conceder benefícios e assim, conquistá-las; elas, na esperança de se tornarem madona da corte, distribuem, sem receios, seus charmes aliciadores.

PSD e PSB muito próximos do alfabeto, próximos também do jogo do toma lá que dou cá e recentemente o PRB são as mocinhas do baile pré-eleitoral. O primeiro, nem ano tem, faz autocrítica que é partido sem ideologia; não é de direita, de centro ou de esquerda. O segundo, bem mais velho, respeitado justamente pela sua posição ideológica e históricamente de esquerda, tem sustentado por anos, programas de governos de esquerda brasileiros são as mocinhas do baile pré-eleitoral. o terceiro, foi surpreendido, está mocinha do baile.

Os promotores de bailes, em muitas ocasiões são surpreendidos ao verem seus salões transformados em ambientes de prostituição ideológica. Não raro convivem com situações em que as mocinhas seguem seus pretendentes ao menor aceno, mudando conforme a direção do vento portador das vantagens pretendidas. Cargos, em maioria, são a moeda de troca usada na conquista das donzelas. Raro encontrar algum partido que revela ser fiel ao antigo pretendente mas o PSD mostrou-se bem ágil em sua decisão de voltar para os braços do PSDB e de José Serra, se de lá saíu. Titubeou quem imaginou que o PSD, mocinha jovem do salão, honrasse garantir um pouco, pelo menos, da ideologia de seus membros. A atitude do PSD, porém, parece ainda ter fortalecido o candidato, enfraquecido pelas denúncias de criar e executar o maior modelo de privatização brasileiro, ex-candidato à presidência da República e virtual candidato à Prefeitura da metrópolel brasileira.

Acostumado à participação em governos de alianças de esquerda, PSB tem demonstrado atidude individualista em São Paulo. Aliou-se à sistemática serrista e alkmista na região mantendo-se em nível nacional à Lulista e Dilmista. Como o PSD, descaracteriza o partido de seu caráter ideológico inerente aos partidos políticos, valorizando a participação em governos estaduais e municipais.

Da direita para a esquerda o PRB se viu, repentinamente na condição de mocinha, festejando a novidade entre seus pares, tenta fazer a multiplicação dos peixes no Ministério da Pesca e Aquicultura. Mocinha prenda, para deixar parecer que não, anuncia a manutenção do seu candidato à prefeitura paulista, por sinal, líder nas pesquisas de inteção de votos. omo os demais, conhecido apenas pelo seu criador ou dirigente, acabará nos praços de PT e PSDB, que são pretendentes em condições de sair abraçados no fim do baile.

As recentes movimentações dos partidos e seus candidatos e o modo como as alianças para as eleições municipais estão sendo tecidas, pode-se prever o tom da disputa da eleição presidencial. Até lá, restará antecipar se as mocinhas, já crescidas, terão adquirido a necessária capacidade representar parte da sociedade capaz de influenciar o resultado daquela  eleição.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s