Reuniões em demasia destroem o cerebro

Reuniões em demasia reduzem o coeficiente de inteligência, QI das pessoas? Eu não acredito.

A britânica Lucy Kellaway, colunista do Financial Times e jornalista premiada, relata um estudo realizado por pesquisadores do Virginia Tech Carilion Research Institute afirma: reuniões em demasia podem reduzir o coeficiente de inteligência, QI, e destruir o cérebro.

Cá entre nós. Os mortais estão desprovidos de qualquer argumento para contrariar a pesquisa dos dedicados estudiosos, mas mesmo assim podemos lançar dúvidas sobre a conclusão do estudo deles. Afirmaram também que, em determinadas situações, por exemplo em reuniões, se somos informados de que nela existe alguem mais competente que nós, respondemos de maneira mais idiota e de forma imbecil. Afirmaram também que nestas situações a mulher tem uma redução ainda maior em seu QI que os homens. Olha, eu não acredito de novo!

Coeficiente emocional e de inteligência

Seja lá como for, o que deve, de fato ocorrer com alguém em uma dessas reuniões não é a redução do seu QI, bolas, mas uma variação dele em razão do outro coeficiente, o emocional, QE. Este sim, influencia o estado de espírito das pessoas, que por isso, sofrem uma variação no seu estado mental fazendo com que ela se comporte de maneira estranha e abaixo do que comumente comporta normalmente.

As pessoas podem aprender a controlar seu estado emocional por meio de treinamento e reconhecimento de si mesmo. E, tal como é ensinada a matemática e as linguas, pode-se ensinar os códigos do conhecimento emocional à alunos de escolas do ensino formal. O treinamento pode impor a si mesmos, as condições para manter seu QI inalterado em momentos de atividade mental extrema e pressão, para se posicionar em relação a um determinado tema nas temerosas reuniões.

E, claro, que a conclusão dos estudiosos pesquisadores pode não ser assim tão contundente. Nosso versátil portugês brasileiro, sabemos, é capaz de dar sentido diferente ao termo  “poder” e “causar”. Percebe-se que “poder reduzir” é notório diferente de “causar redução”. Eles não afirmaram que as reuniões em demasia causa a redução do coeficiente de inteligência ou reduzem o coeficiente de inteligência. Desejaram apenas afirmar que elas, as reuniões podem reduzir o coeficiente. Há na afirmação o desejo de expressar que, guardadas as devidas condições aquilo pode causar a redução do coeficiente.

Melhor lidar com os fatos reais. Na maioria, as mulheres são mais eloquentes que os homens e começam a conversar mais cedo que eles quando crianças. Além disso, convivo com mulheres realmente brilhantes em reuniões e elas são o principal motivo da minha descrença nas afirmações e conclusões da pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s