O desafio de manter entropia negativa

Em um mundo atual competitivo, a sobrevivência e o crescimento das organizações se devem essencialmente à sua capacidade de satisfazerem seus clientes. No entanto o aspecto da condução da sua gestão é, da mesma forma vital para as suas atividades, cada uma nos seus respectivos mercados de atuação.

O sucesso das atividades de gestão passa, obrigatoriamente, pelo conhecimento de diversas áreas do conhecimento. Da biologia às ciências sociais, passando pela física de Newton até à visão sistêmica dos sistemas sociais. A reunião deste conhecimento gera diferencial competitivo que mantem constantes as suas capacidades de competição, inovação e, consequentemente a garantia da sua sobrevivência.

Entropia negativa constelar

As organizações podem ser comparadas aos organismos vivos. Esta afirmativa pode ser conduzida segundo os estudos do biólogo Ludwig von Bertanlanffy que não acreditava nas visões mecanicistas newtonianas dos fenômenos biológicos. Suas concepções e visões eram de que devesse ser considerado o organismo como um todo e tambem as interrelações do organismo com o seu meio ambiente. As relações e as possibilidades de interconexões eram, na sua visão, múltiplas e possibilitavam a existência de organismos complexos.

A visão de que organismos biológicos são, na verdade, sistemas biológicos complexos, foi, posteriormente levada para a compreensão dos sistemas sociais, como por exemplo, os governos e as organizações. A partir da visão sistêmica dos seres biológicos e sociais foi possivel estabelecer caracterísiticas dos sistemas organizacionais, em especial aos sistemas abertos, isto é, aqueles que estão trocando constantemente energia entres os seus elementos e entre esses e o meio em que vive.

Dentre as características está a entropia uma lei universal da natureza que estabelece  que os organismos biológicos, físicos e sociais onde neste último incluem-se as organizações, tendem à desordem ou à morte. Para sobreviver, elas precisam impor um movimento oposto ao processo entrópico: a entropia negativa. O processo entrópico consiste na perda de energia das organizações para seu ambiente e o processo oposto, o que todo gestor deve buscar é reter e fazer com que a energia do meio ambiente organizacional flua para dentro da organização. Este processo, oposto ao entrópico é conhecido como processo entrópico negativo ou sinergia, que permite o funcionamento adequado dos sistemas.

Como foi exposto, a entropia leva à desorganização dos sistemas em razão da constante perda de energia para o seu meio. Sendo as organizações sistemas abertos e similares aos sistemas biológicos, por esta razão propensa a desenvolver a desorganização natural, o desafio é adotar medidas para manter o processo de entropia negativa. Uma das ações que o gestor deve considerar para a redução da entropia é fundamentar-se no profundo conhecimento dos seus processos de negócio. O trabalho é facilitado com o apoio de uma gama de soluções para a gestão de processos disponíveis, restando entretanto adotá-las e implementá-las levando em consideração o contexto de cada organização.

No aspecto do levantamento dos processos da organização o que deve prevalecer é a abordagem sistêmica. Sendo composta de diferentes elementos que se interrelacionam em uma constante troca de energia, tende à desorganização. Por isso, conhecer, mapear ou melhorar seus processos isoladamente não eleva o nível de desempenho da organização se os demais não são conhecidos. Procedendo assim, os diferentes elementos continuam isolados mantendo as características entrópicas e propiciando a desorganização, isto é, mantendo a entropia. Mesmo que sejam todos os elementos (processos) conhecidos e mapeados, se as suas relações não estiverem também mapeadas não haverá como estabelecer as suas interligações.

Para manter a entropia negativa, quer dizer, manter-se organizadas, as organizações devem considerar as suas relações complexas internas e também aquelas estabelecidas para a troca de energia entre os elementos internos e o ambiente externo. Conhecer seus processos é fundamental para a sua sobrevivência.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s