O Complexo Agroindustrial mato-grossense

A compreensão do conceito de complexo agroindustrial passa pela análise da forma como a evolução da agricultura brasileira ocorreu. Ela passou por diversas fases até alcançar o estágio atual sendo que nelas foram desenvolvidas as relações capitalistas de produção a que, segundo alguns autores, constituiu elemento necessário à contribuição para o crescimento e desenvolvimento econômico brasileiro. O estágio atual envolve a concepção dos modelos de comercialização atuais, dentre os quais se destaca o recente, globalizado e internacionalizado comércio.

Das evoluções ocorridas surgiram os conceitos de Complexo Agroindustrial, Agribusiness, Filière, Redes de Poder e Economia dos Custos de Transações que são concepções distintas nascidas para dar conformidade às teorias atuais na tentativa de explicar o desenvolvimento agrícola. As concepções se preocupam com o desenvolvimento da agricultura dado o uso de insumos industrializados, a industrialização da produção e o quanto ela contribuiu para desenvolvimento econômico brasileiro (BATALHA, 2001). Esta tese conclui que o atual estágio foi conseguido pela adoção de políticas modernas que se constitui na oferta de crédito rural, política de preços mínimos, pesquisa e extensão e educação rural. As políticas foram acompanhadas pelo desenvolvimento industrial, que foi sendo capacitado para fornecer os insumos necessários às atividades produtivas na agricultura (COELHO, 2001).

O conceito de Complexo Agroindustrial também tem como base a idéia de que não se pode separar o setor agrícola dos setores industriais que fabricam insumos, dos setores que industrializam a produção agrícola bem como dos que distribuem produtos de origem agrícola aos consumidores, além dos setores que congregam as atividades de apoio, os serviços. Destas atividades surgem relações agricultura-indústria ou de integração agricultura-indústria hoje usadas para denominar o processo pelo qual a agricultura brasileira passou nos anos 70 e consolidada apenas nos anos 80. Este período ficou marcado pela integração agricultura-indústria em que a indústria à montante de um lado e do outro, a indústria a jusante, revelam uma dinâmica comandada pela indústria.

Os conceitos de Complexo Agroindustrial, Cadeia Produtiva, Agribusiness e Filière são dinâmicos e permitem ajustes frente as constantes modificações econômicas e sociais em todo território nacional. Eles auxiliam na compreensão da natureza das relações estabelecidas entre indústria e agricultura, tendo de um lado, o setor industrial liderando o setor agroindustrial e de outro, a produção de grãos liderando a atividade agrícola. Em Mato Grosso, dado o nível de produção e da produtividade de grãos observa-se que a atividade produtiva da soja lidera a produção agrícola. Ela constitui em um componente importante da pauta de exportações de interesse do mercado mundial bem como dos elaboradores da política agrícola e econômica, usando-a como instrumento de equilíbrio da balança de pagamentos nacional.

A soja, dentre os principais produtos agrícolas em Mato Grosso e estabelecendo-se como produto líder da produção agrícola local vem servindo de incentivo à instalação, ampliação e melhorias do setor agroindustrial. Ao mesmo tempo em que o produto gerado do seu processamento é usado  pelas indústrias agro-alimentares, o grão é também exportado in natura, sendo esta decisão, tomada em razão de incentivo governamental.

O setor agroindustrial, representado pelo Complexo Agroindustrial se estabeleceu com as relações indústria-agricultura devida aos fatores técnicos, financeiros, organizacionais e estratégicos. As relações inicialmente estabelecidas,  mantém estreitas e favorável ao comando do setor industrial. Apesar da maneira de atuação dos agentes de ambos os setores eles se confundem e se comportam como se fossem únicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s