A linguística e o estruturalismo

A publicação do livro Cours de linguistique général, em 1916 foi importantíssimo para firmar o estruturalismo na Europa.  Suas concepções formaram a base do estruturalismo europeu.

Ferdinand de Saussure founded linguistics, sem...
Ferdinand de Saussure founded linguistics, semiotics and structuralism. (Photo credit: Wikipedia)

Ferdinand de Saussure escolheu como tema central para a compreensão do fenômeno linguístico a noção de valor, que deve ser compreendida à luz de várias teorias como língua x fala, forma  x substância, noções de pertinência, de signo, significante e significado. O estudo dos signos ou teoria geral da semiologia de Saussure, observa os elementos da linguagem (idioma) sincronicamente e relega a diacronia, a fala (Wikipédia, enciclopédia digital).

Saussure concluiu que há duas formas de estudar a língua: em sua época (sincronia) e através do tempo (diacronia).  Na sincronia é possível perceber as relações entre os fatos existentes num sistema linguístico, tal como se apresentam num dado momento, desconsiderando a noção de tempo.  Na diacronia o objeto de estudo são as relações que um fenômeno qualquer, localizado ao longo de uma linha evolutiva do tempo, mantém com os fenômenos que o antecederam ou sucederam. Ou seja, esse tipo de estudo refere-se a fatores externos, históricos e culturais, o que no entender do linguista não são necessários para o estudo do sistema vivo e atual da língua.

Saussure optou então pelo método sincrônico no qual foi estabelecida a noção de “valor linguístico”, ou seja, a língua constitui um sistema de valores, composto por elementos, e cada elemento não vale por si só, mas, de acordo com as relações que mantém com os outros elementos, dentro do sistema. Daí também surgiram os conceitos de sintagma e paradigma.

Bibliografia:

LIMA, Adalberto. Estruturalismo segundo Saussure. 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s