Uma nova classe social integra a “luta de classes”

Nos últimos anos temos assistido embates entre os partidos políticos chegando as vias de fato pela esfera judicial. Está cada vez mais cristalino que se trata de luta ideológica, de fato de “luta de classes”.

Os mais atuantes e envolvidos nesta “luta” são partidos com ideologia diametralmente oposta. Resumindo, um lado defendendo o capital em oposição ao outro que defende o trabalho; de um lado estão liberais de outro, socialistas. Esta luta que atualmente está intensificada por razões do envolvimento de uma instituição diferente da política, o judiciário, coloca o povo brasileiro diante de uma clara luta de classes, típica de uma sociedade capitalista. Nela, de um lado está a burguesia, que representa os proprietários dos meios de produção e de outro, o proletariado, representantes dos trabalhadores possuidores apenas de mão de obra e da sua reprodução, a prole.

Karl Marx (1818-1883)
Karl Marx (1818-1883)

O liberalismo, sistema político-econômico nascido na Europa, é defendido e aplicado até hoje por lá. Marx denominou este sistema político e econômico de capitalismo mas os seus formuladores de liberalismo ou neo liberalismo, se atualizado com o pensamento da escola neo clássica.

Neoliberalismo

Alguns países da América Latina, o Brasil dentre eles, adotaram este sistema político e econômico liberal. Os países que iniciaram a adoção do socialismo se viram pressionados pela hegemonia liberal adotado em todo ocidente em razão da derrocada do modo de produção socialista adotado na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. No entanto, as idéias de Adam Smith, Karl Marx e Friedrich Engels estão sendo atualmente validadas pelos fatos que vem ocorrendo pelo mundo todo.

O período em que mais se voltou para as práticas liberais no sistema político e econômico brasileiro foi o de oito anos em que Fernando Henrique Cardoso exerceu a Presidência da República (1994 a 2002). A ascensão do Partido da Social Democracia Brasileira ao poder que tinha um projeto de governar o país por 20 anos trouxe o liberalismo renovado, reformado, o neo liberalismo. O perído se destaca pela aplicação do pensamento liberal em todos os seus aspectos. Buscou-se remover ou reduzir a presença do Estado na economia e, principalmente, reduzir, entregando para a iniciativa privada os meios de produção que o Estado era proprietário. Este processo ocorreu por meio de um processo de privatização questionável em que expressivos bens, patrimônio público foi vendido à iniciativa privada.

Adam Smith; engraving
Adam Smith; engraving (Photo credit: Wikipedia)

O período representa a afirmação do sistema econômico liberal, com os antagônicos interesses das classes sociais representantes do capital e do trabalho e a permanência da luta entre as classes. Compreende-se as razões pelas quais o atual momento político que estamos vivendo no Brasil é essencialmente um momento de luta de classes, como no pensamento de Karl Marx.

Lulismo

Evidente que o lulismo não é um sistema político econômico mas pode-se traçar uma linha mesmo que tênue entre o período anterior de oito anos em que vigorou e foram aplicados fortemente o pensamento liberal.

Uma economia de mercado, capitalista não seria trocada em curto prazo por uma economia socialista ou outra qualquer. Mas o lulismo, um alinhamento político em torno de um Presidente da República segundo André Singer realinhou a política e a economia no período de 2003 a 2010.

Com o fim da ditadura militar iniciou-se um período de governos civis. O período também marca a adoção da liberdade política e de opinião expressas pelo reaparecimento de personalidades com histórico de luta por ideologia que defendiam a igualdade de condições econômicas e sociais e o fim da divisão da sociedade em classes. Vários partidos defensores do socialismo e comunismo reaparecem em igual condições políticas, destacando-se o PCdoB, Partido Comunista do Brasil que esteve mais de meio século na clandestinidade por imposição do regime militar ditador. Mas mesmo sob pressão daquele regime haviam movimentos em favor do trabalhador intermediados por seus sindicatos e movimentos sociais. Desses movimentos organizados surgiu o PT – Partido dos Trabalhadores, de forma espontânea junto a esses movimentos.

Após os oito anos de um governo liberal em que foram aplicadas a ideologia e pensamento neoliberal no Brasil assumiu a Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, Lula. Sua política teve como sustentação a distribuição de renda e a ações políticas de redução da miséria e da pobreza, e também a manutenção do patrimônio público. Vários programas sociais foram implementados para que o povo brasileiro, especialmente os mais pobres, recuperassem a sua autoestima. Com o projeto político de redução da pobreza extrema concluído, após oito anos, Lula conseguiu eleger sua sucessora, em 2010 para a continuidade e reforço da política de remoção da pobreza no Brasil.

Era a prova de que o lulismo havia se instalado e, em resumo, se estabelecido o processo de atendimento às necessidades básicas da população pobre por meio de seus programas sociais, constituindo em ação do pensamento socialista de iguais oportunidades e divisão da riqueza da nação sob um sistema político e econômico capitalista.

A luta de classes

Vivemos um momento em que as idéias liberais e socialistas estão à prova e a divisão de classes se apresenta claramente. Os últimos acontecimentos envolvendo ações criminais de supostos atos de corrupção confirmam a divisão. Com eles percebemos que o segmento liberal da sociedade não está composto apenas pelos proprietários dos meios de produção mas, também, por uma expressiva e decisiva classe social que tem o poder de julgar e condenar.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s