Feliz dia das mães pra você

Hoje acordei pensando em frases que a gente fala e não pensa o que elas significam. Frases que pronunciamos por anos, sem se dar conta do que estamos transmitindo para nossos ouvintes. Logo me perguntei: somos todos máquinas falantes?

Pronunciamos certas coisas porque aprendemos com nossos pais. Especialmente com nossas mães. Repetimos os que eles falam e até o estilo da fala nós apropriamos deles. Eles se tornando nossos grilos falantes para o resto das nossas vidas.

Com eles aprendemos a rezar. Rezamos muitas vezes sem pensar no sentido da oração; sem entender o sentido de cada oração. Orações são repetidas no mundo inteiro. Eu, você e certamente, todo o mundo reza a mais conhecida, o ‘Pai nosso”, a Oração do Senhor. Mas quem já parou para pensar no sentido de cada oração daquela oração? Já pegou o texto escrito e fez uma exegese de todo ele? São poucas as pessoas que teve esse trabalho, mas repete até hoje porque aprendeu com seus pais que aprenderem com os deles. Igualmente com outras orações, seja da religião que cada um professa, repete sem pensar no significado de suas palavras.

20130512-123349.jpg
Feliz dias das mães

Somos máquinas falantes que repete quase tudo sem fazer uma relação do seu conteúdo com a realidade. Repetimos o que ouvimos os outros falarem; repetimos o que falam nos programas das TVs, no rádio e mais recentemente, o que lemos na internet, mas sem fazer juízo do conteúdo.

Nas repetições desprovidas de religiosidade tem-se o costume de cantar a conhecida música “parabéns pra você”. Quem faz aniversário não canta esta canção pois, se o fizer deve ser tentado a cantar “parabéns pra mim”. Logo a seguirmos letra da canção um apelo para que a felicidade caia sobre o aniversariante; e que a morte demore atingir o festejado. A simples canção de origem americana, mas com algumas variações conhecidas no mundo todo é, uma clara oração, pois roga à um ser superior que unja de felicidade e afaste a morte de quem aniversaria.

Para cada data especial comemoramos repetindo. Os dias dos namorados, de natal e ano novo, do soldado, do índio! Dia das mães. Muitas destas datas têm forte apelo comercial e emocional.

O dia das mães é um dos que emociona todos. E pensando no que se diz repetidamente neste dia, também um apelo para que a felicidade unja os envolvidos, mães e filhos. Deseja-se, afinal que o dia seja feliz para mãe ou para o filho? Qual o significado do ato de desejar “Feliz dia das mães”? Acredito ser um desejo recíproco entre mãe e filho.

Atualmente mães desejam que seus filhos não se envolvam principalmente com drogas. É desse envolvimento a origem da maioria dos males que os jovens são acometidos, e que, em consequência são assassinados. Desejar um “feliz dia das mães” é ter o desejo de que mãe e filho se abracem neste dia.

Uns ja não tem sua mãe para abraçar. Mas apesar disso podem desejar aos entes queridos um Feliz dia das Mães!

Feliz dia das mães para todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s