Paraiso do Manso tem potencial para turismo

De Paraiso do Manso

Os feriados são os melhores dias para fazer passeios previsíveis. Os imprevisíveis tendem a ser uma decepção, mas às vezes nos surpreendem.

No dia de Corpus Christi, resolvi fazer um desses passeios não planejados. Eles nos dão o prazer de pegar uma estrada em qualquer direção. Seja na direção da Chapada dos Guimarães onde nesta época tudo é verde, Norte onde é possível observar cultivares agrícolas, Sul e Oeste áreas de pastagens de criação de gado, observar a natureza durante todo o tempo de deslocamento há a certeza de encontrar um lugar agradável. Encontrei um lugar desses na região da represa do Rio Manso, também conhecida como Lagoa do Manso. O lago é reserva de água para a Usina Hidrelétrica denominada APM – Manso, situada na bacia hidrográfica em uma área próxima do Parque Nacional de  Chapada dos Guimarães, próxima dos Municípios de Chapada dos Guimarães e de Nobres em Mato Grosso.

Paraiso

Margens do Lago do Manso
Margens do Lago do Manso

Como o Pantanal e Chapada dos Guimarães dentre outros lugares de sul a norte e de leste a oeste de Mato Grosso a região do lago tem potencial turístico ainda a ser explorado. Apesar dos projetos em andamento percebe-se que nem tudo está em vias de ser explorado em toda a sua capacidade econômica. Condomínios de luxo, áreas de lazer para passeio e pesca no lago, todos com uma visão diferenciada em que há a presença de relevo típico das chapadas e a abundância de águas claras.

Surpreendeu-me no entanto, a via com capa asfáltica nova construída para acesso a localidade de Bom Jardim e Paraíso do Manso. A última vez que visitei a região o acesso era bom mas de terra.  Animais silvestres transitavam com certa tranquilidade de um para outro lado do corredor vicinal. Uma cena cinematográfica em que a cor dos animais contrastava com a terra vermelha da arenosa, via hoje, preta do asfalto recentemente estendido.

De certo a pavimentação vá contribuir com o desenvolvimento do turismo e com a diversificação da economia da região. A comunidade à beira do lago, Paraíso do Manso é um local que acaba de nascer. Ou renascer! A localidade tem potencial econômico, especialmente economia do lazer. No entanto, há muito a ser construído: de postos de combustíveis, mini mercados , farmácias e principalmente pontos de revenda de produtos para pesca, natação, mergulho e embarcações. O fato é que a facilidade de acesso aos locais recentemente obtida deve animar as pessoas a visitarem a região em busca de divertidos fins de semana ou feriados prolongados e se torna o fator principal de impulso para as atividades comerciais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um posto de combustível sendo inaugurado é indicativo de que outras novas instalações estão sendo projetadas em naquela região. Um posto policial e uma estação de táxi são anexos à unidade comercial de revenda de combustível. A nota principal é a de que  a região às margens do lago, pelo menos no  Paraíso, em sua maioria, ainda se encontra virgem.

Tomara que o asfalto não leve a sujeira junto com o desenvolvimento do turismo e do comércio em geral. Por enquanto ainda não são vistos o lixo e a degradação ambiental. O fluxo de pessoas rumo ao paraíso é pequeno e a água ainda é limpa.

Irresistível! Impossivel não mergulhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s