Todos surfam na onda das manifestações

Marcado manifesto contra a corrupção, impunidade e por transporte de qualidade e de preço justo para as 17 horas de 20/06/2013 em Cuiabá. Outras cidades do interior do Estado de Mato Grosso também possuem agenda de manifesto para estes dias.

Manifestação em Cuiabá
Manifestação em Cuiabá

É notório que há uma onda por manifestos no Brasil que influencia até grupos de brasileiros no exterior. Depois que o MPL, Movimento Passe Livre descobriu a fórmula mágica de comunicação por meio das redes sociais criou-se uma onda de manifestações por toda parte. Como a onda parece boa, ninguém quer ficar de fora dela.
Manifestação em Cuiabá

Manifestação em Cuiabá
Manifestação em Cuiabá

Impressionante como nos primeiros momentos de mobilização do MPL ninguém entendia o que estava acontecendo. Não tardou, e agora políticos, autoridades, instituições públicas e privadas e grande parte da população já se comporta como que em manadas. Afinal, havia uma carência deste tipo de movimento político nas ruas. Alias, as ruas estavam quietas demais, tanto que a Presidente Dilma saudou o feito do MPL. Agora, porém, ninguém quer ficar de fora; cada uma tenta catalisar para si e seu grupo os efeitos da onda. Todos estão dispostos para surfar na onda de protestos, manifestações e quaisquer atividade pública e de rua.
Manifestação em Cuiabá em frente da Assembléia Legislativa

O protesto previsto se dá na forma de passeata em que da praça Alencastro no centro da Capital Mato-grossense segue pela principal via da cidade, a Avenida do CPA. Os manifestantes alcançam a Assembléia Legislativa já no Palácio Paiaguás, próximo a sede do governo de Mato Grosso, gritando palavras de ordem de diversos temas. Entre um grito e outro e também entre um grupo e outro, canta-se o Hino Nacional. Vários grupos formados durante a caminhada deixam claro o “vem pra rua”, o que pode representar o grupo de igual nome surgido nos grandes centros durante as manifestações de São Paulo. Os organizadores previram que 10 mil participam do evento e pelo que se vê suas expectativas se concretizaram.

O que pode ser percebido é que se trata de manifesto por causa difusa. Não havendo um tema especifico na agenda de quem convocou ou lidera a passeata rumo ao Palácio Alencastro. Ouve-se de tudo. Entra de tudo, inclusive faixas denunciando o escândalo com maquinários ocorrido não muito recentemente em Mato Grosso. Da saúde ao ensino, passando pelo problemas da qualidade e preço do transporte publico são temas gritados e cantados no percurso.

Difuso, ainda aparentemente sem uma liderança e uma pauta diversificada é característica do manifesto realizado na capital mato-grossense. Este fato chama atenção, pois reivindicado movimento apartidário nas ruas, fora delas no entanto, não se pode afirmar da mesma forma. O que motivou órgãos, repartições, instituições públicas e privadas fecharem as portas mais cedo e liberar seus funcionários para o manifesto? Será o puro exercício da democracia deixando que seus jovens membros se politizem?
A conferir!

Posted using Tinydesk blog app

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s