PSDB mobiliza comunidade Avaaz.org contra documentos de São Paulo

AVAAZ.org se define como uma comunidade de campanhas que leva a voz da sociedade para a política global. Tradicionalmente aberta à comunidade global invoca àqueles que tiverem necessidade de apoio ao redor do mundo iniciar petição online.

Explica que antigamente, para atuarem em nível internacional os movimentos sociais e a sociedade tinham que reunir base de apoiadores em cada país, cidade e residência. Hoje, para encurtar caminhos aplica a tecnologia em benefício daqueles que desejam alcançar escala global de apoiadores e, assim, fazer a diferença.

Atua como uma comunidade virtual em 194 países, com quase 163 milhões de ações de mobilização e campanhas desde 2007 por meio de seus mais de 31,1 milhões de pessoas. Fazendo uma analogia com os movimentados reais de comunidades reais as ações são realizadas como se possuíssem um megafone para chamar atenção a questões importantes que estiverem para acontecer, mas que ainda não tenham sido percebidas pela sociedade. São geralmente, questões que preocupam mas, por razões diversas de comunicação não são levadas a público dentro do tempo necessário de reação. Assim, conhecendo a situação antecipada, podem impedir que decisões políticas catastróficas sejam tomadas por governantes.

Petição online uma comunidade virtual
Petição online uma comunidade virtual

Recentemente achei plausível assinar petição em favor do grupo de 30 ativistas do Greenpeace presos em cadeias na Rússia, dentre eles a brasileira Ana Paula, por tentarem salvar o Ártico da exploração de petróleo. O Greenpeace precisava retirar as acusações de pirataria que pesavam sobre o grupo e a petição me parece adequada e justa diante do teor equivocado da acusação e dos motivos da prisão. A petição pretendeu mobilizar uma quantidade muito grande de pessoas ao redor do mundo para que fosse construído um apelo global capaz de sensibilizar aliados a convencerem a Rússia liberar os membros das prisões geladas.

Mais de 1.225 mil pessoas assinaram a petição. Incrível que seja por força dela ou não que agora podemos ler em avaaz.org que 29 dos 30 presos foram soltos sob fiança e por isso estão proibidos de deixar a Rússia. Mas o operador do rádio do navio continua preso. Então, para remover completamente qualquer acusação sobre os ativistas e conseguir a liberação de todos a campanha continua.

Desmond Tutu é arcebispo da Igreja Anglicana. Foi consagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país natal tal como Nelson Mandela. O religioso apela à comunidade virtual para exigir que os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma e da Nigéria, Goodluck Jonathan se pronunciem em favor do Tribunal Internacional Penal (TPI), único tribunal global a julgar crimes contra a humanidade, na conferência extraordinária da União Africana (UA).

Tutu crê na união global para garantir a permanência da justiça do TPI. Sem ela assassinatos, estupros e o ódio em geral poderia ser cometido pelos presidentes do Sudão e do Kênia. Eles já cometeram crimes dessa natureza antes.

PSDB mobiliza comunidade AVAAZ.org
PSDB mobiliza comunidade AVAAZ.org

As mobilizações e campanhas de comunidades virtuais tal como Avaaz.org têm papel decisivo na reunião de apoio para exercer pressão sobre tomadores de decisão frente a ações de interesse público, crimes contra a humanidade ou certos grupos de pessoas. Os temas principais peticionados na comunidade são sobre mudanças climáticas, desastres naturais, corrupção, direitos humanos, natureza, paz e a produção de alimentos na agricultura.

Mas uma inédita e inusitada petição postada em 27 de novembro acredita que o PSDB esteja sendo vítima de seus opositores políticos ao ser citado como envolvidos  nos casos de cartel e propinas. O autor da petição acredita na falsificação dos documentos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pede para que a presidente Dilma false sobre o caso.

Mas por que é importante que Dilma fale sobre os documentos que surgiram nas acusações de cartel em São Paulo? O autor da petição acha que:

“Na tentativa desesperada de abafar o caso do Mensalão, o Governo do PT mentiu descaradamente e de forma irresponsável sobre o envolvimento de seus adversário políticos em esquema de cartel em São Paulo. Fato grave é que os documentos da denúncia foram FALSIFICADOS. A verdade é um dos pilares básicos da democracia. Uma aberração como essa não pode passar em branco. Presidente Dilma, manifeste-se a respeito!

Só não entendi porque Dilma precisa manifestar a respeito daquela investigação de desvios de recursos por meio de cartel e agora, com o surgimento de fatos novos, de propina. Até a Siemens acredita que seus diretores pagaram propinas a políticos de São Paulo.

O fato é que a comunidade virtual não sente que a ação para libertar o partido da acusação seja justa, importante, de interesse público ou possua cunho humanitário. Desde a data de sua postagem a petição recebeu adesão de apenas 532 membros. Eles acreditam que o PSDB é vítima de documentos falsificados.

E acreditam também que é só acusar o PT que o Ministério Público e o Supremo condena!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s