PNAD Contínua: IBGE divulga nova pesquisa do mercado de trabalho no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE encerrou a série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, PME. Foi substituída pela PNAD Contínua. Esta nova metodologia de levantamento da da inserção da população no mercado de trabalho e suas características como idade, sexo, nível de instrução permite a realização de estudos relacionados com o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Agora será possível levantar anualmente dados sobre o trabalho infantil, migração, fecundidade alem de outras formas de trabalho e outros temas.

Segundo o IBGE, “pesquisa é realizada por meio de uma amostra de domicílios extraída de uma amostra mestra, de forma a garantir a representatividade dos resultados para os diversos níveis geográficos definidos”.

A cada três meses a nova metodologia deve investigar cerca de 211.300 domicílios particulares permanentes em 16 mil áreas censitárias em 3500 municípios. Ela contempla a maior parte dos municípios da PNAD e com isso permite ganhos vinculadas a precisão das estimativas especialmente nas áreas rurais.

Abrange todo o território nacional, todas as grande regiões, todas as unidades da federação, vinte regiões metropolitanas Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vale do Rio Cuiabá, e Goiânia além da região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

O IBGE já apresentou em 17 de janeiro 2013 os primeiros resultados da PNAD Contínua. Eles contem indicadores do ano de 2012 e dos dois primeiros trimestres de 2013. O relatório contendo os resultados desta primeira pesquisa pode ser encontrado e obtido por meio de download na página do IBGE

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s