Diversos sistemas e unidades da Refinaria Abreu e Lima estão em operação

A Petrobrás anuncia que pelo menos 5 unidades e dezenas de sistemas já entraram em funcionamento como parte da partida da planta da Refinaria Abreu e Lima no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco.

Com uma área de 6,2 km², a unidade industrial possui sistema flexível de processamento. Com a flexibilidade a refinaria pode receber tanto cargas de petróleo pesado, de menor valor, quanto cargas de petróleo mais leve. Terá um percentual de conversão de petróleo em óleo S-10 de baixo teor de enxofre de 70%, representando 17% de todo o diesel consumido atualmente.

A refinaria acrescentará 230 mil barris dia (bpd) à capacidade de refino nacional.

O blog Fatos e Dados da empresa divulgou a relação das unidades e sistemas que já estão em operação, obedecendo o sequenciamento necessário para a partida da planta.

• Operação dos sistemas de utilidades, com a partida da Estação de Tratamento de Águas, do Sistema de Ar Comprimido e da primeira Torre de Resfriamento. O Emissário Submarino, a rede de gás natural e de gás combustível, a tocha principal e parte da Estação de Tratamento de Despejos Industriais (ETDI) também estão em operação.

•  Entrou em operação o duto que interliga as instalações do Porto de Suape para operar os navios de petróleo com a refinaria. E a primeira carga de petróleo já foi recebida em setembro deste ano.

• As subestações e equipamentos de distribuição de energia necessários para a partida do primeiro trem de refino já estão em operação.

• As caldeiras a óleo combustível foram acesas e o vapor gerado está sendo utilizado para a sopragem (limpeza) das tubovias e linhas de vapor das unidades de processo.

• A pré-operação da Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e da Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH) foram iniciadas em outubro, e as demais unidades de processo (Coqueamento Retardado e Hidrorrefino) logo entrarão em pré-operação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s