A evolução da identificação com base na biometria

No âmbito do crescimento da tecnologia nos deparamos com diversas inovações que nos garantem melhoria nos processos realizados e, que de certa forma demandaria tempo, este, que a cada dia está mais curto. Vivemos numa sociedade em que o tempo sim é dinheiro, e com base nisso, utilizamos das ferramentas tecnológicas como a biometria (estudo das características físicas ou comportamentais dos seres vivos como forma de identificá-los unicamente) pra otimizar o tempo, sendo ele um processo automatizado, confiável e utilizado em larga escala para procedimentos referente à identificação de indivíduos.

A biometria é dividida em física (veia das mãos, impressão digital, iris, retina, geometria de mão e reconhecimento facial) e comportamental (identificação pela maneira de andar e reação a determinadas situações) e considera-se que cada indivíduo nessas partes do corpo ou atitudes possuam características únicas, capazes de serem identificados através de softwares e equipamentos necessários (Scanner, sensores e softwares). O processo de identificação em si é simples: ao acionar o Scanner (leitor), o mesmo obtêm a imagem nítida e de alta resolução do objeto a ser estudado. A imagem em seguida é adicionada ao software que analisa as características mais relevantes. Após captação das características há a comparação entra a imagem obtida e as já disponibilizadas no banco de dados.

A biometria é utilizada em larga escala nas operações bancárias e em eleições para a identificação de usuários, na segurança e também na criminalística para identificação de suspeitos. A vantagem é que, com o auxílio da tecnologia, podemos automatizar processos diários, bem como tornar mais segura as transações que antes necessitava de controle e conferência manual, garantindo assim, melhor confiabilidade e rapidez nos serviços disponibilizados à população que de um modo geral, é quem ganha com essa evolução.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s