Monografias

Monografias para leitura
Monografias para leitura

Leia os textos de monografias que cobrem os mais diversos temos das áreas econômica, gestão, política e tecnologia da informação.

1. COMPLEXO AGROINDUSTRIAL MATO-GROSSENSE DA SOJA: UMA ANÁLISE DO IMPACTO NO VALOR DA PRODUÇÃO NA INDUSTRIALIZAÇÃO DA SOJA PRODUZIDA

1.1 Introdução ao estudo do Complexo Agroindustrial Mato-grossense da soja, ver o post no blog

O estudo admite que cada fase adicional de beneficiamento, industrialização, preparo e embalagem aplicada a um produto primário exportável, possui capacidade adicional de induzir a economia local, resultando no crescimento dos seus agregados macroeconômicos.

1.2 A importância do estudo da produção agropecuária em Mato Grosso, ver o posto no blog

O estudo do Complexo Agroindustrial da Soja pode trazer informações sobre o comportamento da economia mato-grossense, permitindo criar ao mesmo tempo, as condições para uma simulação da adoção de uma política local que considere a transformação nas agroindústrias locais, dos grãos em farelo e óleos e posteriormente, pela industrialização, em produtos finais ao consumidor ao mesmo tempo em que avalia os efeitos sobre a economia das exportações dos seus derivados.

1.3 A importância da cultura da soja no mundo, ver o post no blog

O Brasil se destaca nas exportações do produto, obtendo um incremento de 3,81% no período. Observa-se a ausência da China como importadora de farelo,  sendo que a Argentina se destaca como maior exportadora do produto.

1.4 A produção de soja no Brasil, ver o post no blog

A análise da produção brasileira, do centro-oeste e mato-grossense, demonstra que a região centro-oeste e o Estado de Mato Grosso é um importante produtor de soja.

1.5 A produção de soja em Mato Grosso, ver o post no blog

Apesar do seu dinamismo, a atividade não apresenta o mesmo retorno financeiro quando comparada aos outros Estados da região.

Complexo Agroindustrial

O Complexo Agroindustrial brasileiro, ver a publicação no blog

A produção agrícola e pecuária mato-grossense se destacou apenas no final da década de 1990, período em que houve expressivo incremento na produção e produtividade de grãos.

O Complexo Agroindustrial mato-grossense, ver publicação no blog

O setor agroindustrial, representado pelo Complexo Agroindustrial se estabeleceu com as relações indústria-agricultura devida aos fatores técnicos, financeiros, organizacionais e estratégicos. As relações inicialmente estabelecidas,  mantém estreitas e favorável ao comando do setor industrial. Apesar da maneira de atuação dos agentes de ambos os setores eles se confundem e se comportam como se fossem únicos.

C0mplexo Agroindustrial da soja em Mato Grosso, ver publicação no blog

produção através do processamento e transformação do produto em bens de maior valor agregado pode adicionar vantagens adicionais, por um lado, refletida nas trocas internacionais, e por outro, pelo impacto à economia local em razão do dinamismo que seria imposto aos setores à jusante que se inter-relacionam com a atividade.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s