Resenhas

Resenhas bibliográficas

É quase vox populi dizer que a trajetória do conhecimento, do ponto de vista da divulgação, passa do jornal à revista e desta ao livro. Parece que o jornalista de divulgação científica é que faz a primeira expansão do conhecimento por meio de uma notícia de jornal, entrevistando o pesquisador, autor de uma invenção ou descoberta importante. O pesquisador, em geral, mostra-se ansioso de que não apenas seus pares mas também o público em geral tenha acesso ao conhecimento que acaba de gerar. Neste caso, a linguagem deve ser simples e coerrente, como a dos jornais e enciclopédias genéricas.

O extremo oposto da gradação do conhecimento é o chamado conhecimento científico, caracterizado pela existência de um método próprio e busca de certas peculiaridades, como a objetividade, capacidade de fazer previsões e possibilidade de testar sua aderência à realidade. Este conhecimento é divulgado por intermédio de livros científicos, revistas especializadas e as correspondentes seções na internet. O nível intermediário do conhecimento é chamado de conhecimento de divulgação, cujo objetivo consiste em tornar os aspectos mais elementares do conhecimento científico acessíveis ao público mais amplo. Neste caso, incluem-se as enciclopédias especializadas e as resenhas bibliográficas.

A resenha bibliográfica exerce, portanto, importante papel na divulgação do conhecimento científico, por ser uma exposição resumida e avaliativa do conteúdo da obra, feita por um estudioso do assunto. A resenha em si, considerada neste capítulo para fins didáticos, além das vantagens da divulgação do conhecimento, serve para induzir (capacitar, e até forçar) o leitor da obra a organizar seu trabalho de leitura e “tornar sua mão mais ágil”

BERNI, Duilio de Avila. Técnicas de pesquisa em economia: transformando curiosidade em conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2002. pág. 126-127

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s